Benfica a marcar goloooo...

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O filme

Já está. O ”campeonato” que o Porto disputou este ano, com 4 jornadas, terminou como já toda a gente sabia que ia terminar, desde Setembro. Dos dois adversários em prova, Benfica e Guimarães, só estes últimos conseguiram roubar pontos ao actual campeão. Importa agora dividir a análise antes que se instale a gritaria.


Este campeonato foi comprado como tantos outros. Eu vi o primeiro lugar a ser roubado há dois anos no Porto com um penalty fantasma sobre o Lizandro. Vi um golo anulado ao Petit com a bola 1 metro dentro da baliza. Vi um golo anulado ao Kandaurov por este ter parado a bola com os joelhos. Vi o Baía defender a bola com as mãos 5 metros fora da área. Vi uma equipa inteira do Porto a correr atrás do José Pratas. Vi o Porto a reforcar adversários directos (Braga) abdicando da luta pela Liga dos Campeões para tentar tirar um título ao Benfica. Vi jogos com 4 penalties e 15 minutos de descontos para tentar aguentar o Braga nessa luta artificial pelo campeonato. Vi jornalistas agredidos em directo nas Antas. Ouvi arranjos de Pinto da Costa com representantes da liga, árbitros e empresários. Vi cheques assinados com férias para árbitros. Ouvi referências a trocas de dinheiro, ofertas de putas e ameacas a árbitros. Vi Pinto da Costa fugir para Vigo depois de ser avisado de uma rusga supresa a sua casa. Vi um tribunal recusar provas de corrupcão por serem em formato áudio. Vejo há 20 anos plantéis de 70 jogadores distribuídos por metade das equipas da primeira divisão. Eu vi equipas de Vlks, Vinhas e Folhas ganharem campeonatos. Portanto...quando em Setembro o título ficou decidido, não vi nada de novo.O que se passa em Portugal, terá certamente vários nomes, mas nenhum deles é ”campeonato de futebol”.O Porto comecou a época com 10 pontos de avanco roubados ao único concorrente ao título. Como seria a época sem essa almofada…nunca saberemos. Mas enfim…este é o país onde Varas e Loureiros almocam todos os dias em liberdade. Porque não o deveria fazer também Pinto da Costa?



Outra coisa bem diferente é fingir que a corrupcão justifica tudo. Não justifica. Também o ano passado a pandilha tentou os habituais numeros de circo e esbarraram numa média de 3 golos por jogo. Para o Benfica ganhar em Portugal não lhe basta ser melhor, tem que ser muito melhor. Estas são as regras. Se não as aceitamos temos que mudar de campeonato, por exemplo para Espanha (algo que eu apoiaria). Se continuamos a fingir que jogamos num campeonato com 16 equipas não podemos cometer tantos erros. Torna-se por isso difícil compreender a sucessão de tiros no pé ao longo da época.Desde logo a soberba na entrada. O bi-campeonato estava no saco porque somos “muita bons”. Quando percebemos onde nascia o Sol, lá para Outubro, já o campeonato estava entregue. Quando no confronto directo não ganhamos um único ponto, pouco há a dizer que não seja dar os parabéns a quem foi melhor. E o Porto foi melhor.Roberto foi um erro de casting do tamanho dos Jerónimos. Ao fim de uma época continua a dar frangos inadmissíveis, a comprometer e a ter intervencão directa nos pontos perdidos. Teve toda a proteccão do clube e uma paciência de Jó por parte dos adeptos. Já chega e é tempo de reconhecer o erro.Se pelo menos aprenderem qualquer coisa não terá sido tudo em vão.Há 3 competicões para ganhar e como adepto não aceito falhas, lamúrias ou desculpas de merda. Corram, ninguém pede mais do que isso.




Ps – O que se passou ontem no Estádio da Luz (bolas de golfe e luzes apagadas) envergonham-me como adepto. Não é essa a cultura do nosso clube. Há muito que aprendi que entre descer ao lamacal para falar com quem lá vive ou optar pela indiferenca, a última é sempre a melhor opcão. A grandeza também se vê na derrota.

2 comentários:

  1. Estou contigo. Ontem à noite descemos ao nível do FCP. E isso é o pior (muito pior que perder um campeonato) que se pode fazer ao Benfica. Eu saí de lá envergonhado.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem como sempre Tiago!!!
    Acordar hoje aqui na cidade do Porto, foi mau demais...

    ResponderEliminar